Pular para o conteúdo principal

Alergia a picada de insetos


É conhecida pelos médicos com o nome de “estrófulo” e constitui uma das formas de alergia mais freqüente no verão, sendo mais comum nas crianças. Aparece sob forma de feridinhas em forma de caroço no local da picada do Inseto, que depois se espalham pelo corpo. Em alguns casos, essas feridinhas podem piorar, surgindo pequenas bolhas e infeccionar, podendo evoluir para impetigo.

O tratamento vai desde medidas simples, porém fundamentais, como: telas em janelas, dedetização, ventiladores, passando por repelentes usados em situações especiais (passeios, “picnics”, etc.) e chegando até à imunoterapia com vacinas utilizando venenos de insetos que induzem a criação de anticorpos capazes de bloquear a ação dos alergenos e impedem o surgimento da alergia. O uso de repelentes pode ajudar, mas devem ser indicados pelo médico.

Comentários

  1. Bia: o tratamento que está mantendo está atingindo bons resultados. O seu médico poderá orientar uma medicação tópica. Lembro também a importância de manter sua pele bem hidratada: use um sabonete próprio para peles sensíveis e aplique o hidratante logo após o banho, com a pele ainda umedecida. A nossa equipe médica está ao seu dispor para uma avaliação pessoal do seu caso na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  2. Olá tenho feito tratamentos a anos com dermatologista só passando remedios(acidos)e nada,
    a pouco fui indicada a uma dermatologista que me
    disse exatamente o que tenho Prurigo Estófulo.
    comecei tratamentos com medicamentos (oral) e pomada solaquim, mas tinha perdidos as esperanças porque na clinica onde essa dermato nao está mas
    fiquei desesperada. Mas graças a Deus achei esse blog, será que tem com voces me ajudarem?/
    lendo alguns casos tambem nao só existe eu com esse sofrimento e sim varias pessoas...
    Quero me tratar para melhora dessas manchas(marcas em meu corpo).
    aguardo respostas q devo fazer//
    Atenciosamente Tayná.

    ResponderExcluir
  3. Tayná: o tratamento do prurigo estrófulo permite o controle da doença Aconselho que procure um alergista pois a resposta ao tratamento com a imunoterapia (vacina para alergia a insetos) é muito positiva. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  4. lene disse: tenho alergia a maruim e uso repelente diariamente. Isso pode me trazer prejuizos à saúde futuramente. obrigada um abraço.

    ResponderExcluir
  5. O uso do repelente é seguro. Procure utilizar marcas reconhecidas e de qualidade. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo8/5/11 21:18

    Fui picada por algum inseto na perna e na coxa.A picada evolui para um circulo inchado,vermelho e dolorido e coça muito.A reação pode piorar?O que eu devo fazer?

    ResponderExcluir
  7. Compreendo sua preocupação, mas não há como afirmar através da internet, sem examinar pessoalmente. Para responder sua questão, seria necessário saber o tipo de inseto e a gravidade da lesão. Para isso é essencial examinar pessoalmente, visualizar, apalpar (verificar se há sinais de edema e inflamação) Aconselho que procure atendimento médico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  8. sou alergica a diclofenaco, AAS, ASpirina ... e aí estou com uma inflamação na gengiva devido a retirada do dente ciso; o medico passou cefalexina e nimesulina mas to com medo de tomar pq sou alergica e aí esses medicamentos são confiáveis alergico de diclofenaco, AAS e Aspirina?

    ResponderExcluir
  9. A sua solicitação não pode ser atendida através da internet: não há uma medicação que sirva para todos os alérgicos à analgésicos: aconselho que procure seu alergista e peça esta orientação. Conto com a sua compreensão. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor.

    ResponderExcluir
  10. Olá sou Rosana tenho 30 anos e desde dos 7 anos que tenho este problemas com as manchas no corpo(pernas 100%,braços 20%)sofri e sofro até hoje pois não aguento mais vestir calças e vestidos longos achei até que nunca fosse me casar por conta disto.Já fui em varios médicos e já fiz varios tratamentos ,os médicos disseram que este problema era crônico e não teria mais jaito só paliativo.Mas a vida me mostrou as coisas como são realmente .Tenho um relacionamento de 12 anos e sou casada há 4 com o melhor homem do mundo não tenho o que me quixar e por causa dele hoje vou a praia com bem menos vergonha ele até insisti que eu vista saia ou bermuda (mas a sociedade é cruel)afinal somos todos iguais e vamos paara o mesmo buraco quando morremos.Podemos não ter linda pele porém ,mas podemos ser feliz,o nosso problema é visivel e porém não é contagioso e nem vamos morrer disso temos 2 pernas e quem não tem nenhuma ?Temos que aprender a conviver com nossas restrições.E SER FELIZ.

    ResponderExcluir
  11. Obrigado por seu depoimento, Risana. Volte sempre ao nosso blog: muitas felicidades para você e sua família.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Me chamo Viviane. tenho 23 anos.
    Quando eu era mais nova eu tinha alergia a picada de insetos, todo o tipo de insetos me faziam ferida no local da picada, e toda picada feria ... mas de um tempo pra cá (2 anos aproximadamente) eu percebo que já não tenho mais alergia a certos tipos de insetos, formigas e pernilongos já não me deixam com ferida, fica vermelho na hora mais logo depois some e não deixa nada no local... mas ainda a um mosquito ("muruim" como chamamos aqui em Pernambuco) que me deixam ferida. Gostaria de saber: como minha dermatologista disse que esse tipo de alergia pode sumir com o tempo, vocês acham que posso estar chegando a esse tempo, será que estou me curando? Vocês acham que pode voltar essa alergia a todo o tipo de inseto? Desde já agradeço muito pela atenção. Adorei o blog. Até mais

    ResponderExcluir
  13. Viviane: a reação alérgica a picada de insetos pode amenizar com a idade, sendo mais comum em crianças do que em adultos. O tratamento e a imunoterapia obtem excelentes resultados no controle desta alergia. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  14. Olá, excelente esse blog. Legal que o pessoal responde as duvidas dos leitores.
    Tenho alergia à picadas de pernilongo desde criança. Cicatrizes nem são o meu maior problema. Depois de muuuuito tempo, dois anos atrás eu tive uma "crise", fui pra uma fazenda, passei uns dias lá e quando voltei as feridas surgiram. Algumas nem tem mais cicatriz. Mas o que me incomoda mesmo é a coceira durante a noite, pois isso atrasa a cura das feridas locais. Gostaria de saber se existe algo que eu possa tomar para aliviar isso.
    E como várias meninas disseram, não uso mais saias nem shorts fora de casa. Deixei de ir à igreja (só usamos saias nos cultos) em função disso. É algo terrível para a auto-estima.
    A vacina eu só posso tomar com indicação de médico? Qual o método mais eficiente para afastar os insetos, além da vacina?

    Muuuuito obrigada pelas informações! =)

    ResponderExcluir
  15. Carla: em primeiro lugar, obrigado pelas suas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia. A imunoterapia específica para alergia aos insetos (vacina)é preparada pelo alergista. Estamos ao seu dispor.

    ResponderExcluir
  16. oi meu nome é mateus,tenho 13 anos e sovro de alergia a picada de mosquito tenho várias manchas na pele e quero saber sse essas manchas tem cura ou seja se vam sair da minha pele.

    ResponderExcluir
  17. Mateus: para afirmar se as manchas em sua pele desaparecerão, é necessário examinar sua pele, pois depende da gravidade e do grau de acomentimento da pele, o que não é igual em todas as pessoas. Aconselho que peça esta orientação ao seu alergista: ele conhece seu caso, sendo a pessoa mais indicada para orientá-lo. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Sempre fui alergia a muitas coisas, de ouro até esmalte.
    Há uns 15 dias atrás um bichinho me picou e ardeu muito, nos primeiros dias o local (dedo) inchou, mas depois sumiu, porém agora está doendo novamente e nasceu um caroço no local.
    Vocês acham que pode ser alguma coisa mais "grave"?
    Obrigada,
    Daniela

    ResponderExcluir
  19. Daniela: o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Para afirmar a causa e para julgar a gravidade do seu problema, é essencial examinar as lesões em sua pele e analisar em conjunto com os dados de sua história clínica. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  20. Olá sou Ellen Rodrigues desde pequeno sou alergica a mosquito , hoje tenho 15 anos . nessa epoca de mosquito fiquei toda picada e as manchas voltaram , queria muito clarear pra sumir , o que eu faço ? sera que tem algum creme ou remedio que eu possa tomar em casa ? Brigada desde já !

    ResponderExcluir
  21. Por favor me ajudem com uma orientação tenho manchas na perna causada por uma alergia,fui no dermatoligista e gostaria de fazer o tratamento a laser pois o dermatologista me disse que sai tudo gostaria de saber se o sus fornece gratuito ou não ?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  22. Olá,
    tenho alergia sistemica a abelhas e vespas, com choque anafilatico e edema de glote, gostaria de saber se vocês aplicam vacina pra isso. No momento, estou na fila do HC mas está dificil.

    ResponderExcluir
  23. Não sei informar. No Rio de Janeiro, a Sociedade Brasileira de Medicina Estética oferece alguns tratamentos gratuitos. Informe-se pelos telefones: (21) 2544-7833 / 2240-2932 / 2215-5647 Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  24. KK: por favor, entre em contato conosco através do nosso telefone (21) 2517 4206. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  25. Ellen: as manchas ocasionadas por picada de insetos não são todas iguais. Por isso, é essencial examinar para poder orientar tratamento.Caso more no Rio de Janeiro, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Cínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para examiná-la e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  26. Desde pequena eu tenho alergia a picada de insetos, fica um calombo enorme e coça muita, quando eu coço fica uma ferida feia e de manchinha mais escura que eu meu tom de pele, até já deixei de sair se short ou vestido por causa delas, mas aprendi um truque passo corretivo e um pó mais escuro por cimas, esconde um pouco, mas eu uso um creme que meu dermatologista me passou: Glyquin XM esse remédio realmente melhora?
    Porque eu não sei se as manchas saem com o tempo ou se é por causa do uso desse creme. É verdade que miniâncora também é bom para sair as manchas?

    Marina, 14 anos

    ResponderExcluir
  27. Marina: nem toda mancha provocada pela alergia à picada de insetos é igual. Por isso, para avaliar se uma medicação está adequada, é preciso examinar sua pele. Aconselho que converse com seu dermatologista e exponha suas dúvidas: ele poderá orientá-la adequadamente pois conhece seu caso. Não recomendo o uso da pomada Minancora sem orientação do seu médico, pois em pode provocar reações aindesejáveis e agravar o problema nas pessoas sensíveis. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  28. Olá, boa noite. Me chamo Luana e dia 9/10(domingo), fui picada por algum inseto e no momento cocei. No dia seguinte, meu pé estava coçando bastante e muito inchado.
    Fui ao médico e este passou antiinflamatório e antialérgico, o que fez com que a dor aliviasse. Porém, hoje já é sexta-feira e meu pé continua MUITO inchado, mesmo eu tendo ficado de repouso o dia todo. O que será??
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  29. Luana: a persistência dos sintomas pode indicar uma infecção no local da picada do inseto. Aconselho que retorne ao médico para nova avaliação e conduta. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  30. Boa noite! Estou com picadas de insetos e realmente nao sabia que ele se disseminava pelo corpo, deduzi pois sempre tive alergia a maruim, só q dessa vez se espalhou por todo o meu corpo, fora o meu rosto! gostaria de saber se posso evitar que fique com manchas, pois toda vezz que tinha essas crises, realmente a mancha demorava a sair, mas com o tempo saia.. seria evitar a coceira? mto intensa?? Ah estou usando uma pumada especifica para picadas de insetos....
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  31. Vanilla: é preciso combater a coceira e controlar o,processo inflamatório no local das picadas de inseto. Aconselho que procure um alergista. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  32. Sofro com isso desde que me entendo por gente, fiquei muito tempo sem utilizar shorts ou vestidos,nunca tratei, cheguei a passar a minha vida toda sem expor minhas pernas, da qual hoje é muito branca, mais nunca tinha levado em consideração meus braços que são bem marcados e vi que as pessoas nunca repararam então hoje em dia uso vestidos e bermudas, levei quase 25 anos de minha vida escondendo, não mais, estou feliz comigo. Sei que não tem cura para as manchas tentei aceitar e hoje aceito bem.

    ResponderExcluir
  33. Oláa
    Tenho14 anos e comecei a sofrer com essas manchas principalmente nas pernas ta ficando muito feio queria saber se tem como evitar, e tirar essas manchas das minhas pernas porque esta muito feio.
    Gostaria de dizer que tenho gato em casa e ele tem pulgas e depois dele vir aqui pra casa começei a ter isso nas pernas e ta fazendo um ano agora.
    acho que isso ajudo a começar a ter isso nas minhas pernas né ?


    agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  34. o tratamento do prurigo estrófulo permite o controle da doença Aconselho que procure um alergista pois a resposta ao tratamento com a imunoterapia (vacina para alergia a insetos) é muito positiva. Não adianta usar cremes nas manchas se a origem do problema não for controlada. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  35. Eu levei uma picada de inseto
    deu um ponto mais vermelho, um circulo inchado envolta menos vermelho, boa parte do meu pé inchou e dói a ponto de ser difícil andar.
    Sabe o que é?Como paro a dor e tiro o inchaço?
    help

    ResponderExcluir
  36. Não há um remédio que resolva todos os tipos de reações às picadas de insetos. Por isso, é essencial examinar, em especial no seu caso pois seu relato sugere que ocorreu uma reação mais intensa. Aconselho que evite medidas caseiras e procure atendimento médico.Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  37. eu quero saber como faço pra tirar manchas nas pernas por causa desses mosquitinhos chatos as manchas parecem como de catapora.

    ResponderExcluir
  38. O primeiro passo é examinar para identificar o tipo de mancha e grau de acometimento de sua pele. Não há um tratamento padronizado que sirva para todos os casos e por isso não há como orientar através de um aconselhamento na internet. Aconselho que procure um alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  39. olá, algumas semanas atrá no dia de uma prova muito tensa fui picada por um inseto, não notei na hora da picada apenas um tempo depois(10 horas) da prova meu tornozelo começou a coçar e levantei a calça e notei que ele estava ficando inchado, mas não dei bola e achei que ele fosse deinchar naturalmente logo, + ou - 12 horas a dor estava insuportável, conseguia mexer o pé e não enxergava onde estavam meus ossos de tão inchado que estava apliquei um pouco de gelo e diminuiu um pouco o inchaço, mas a dor continuou e o inchaço só passou totalmente uns dois diaso depois,o problema é que não consigo identificar qual o inseto que causou estes sintomas, e já é a segunda vez que tenho sintomas parecidos só que da 1º vez foi em um dedo, fiquei um tempão sem conseguir movimentar as falanges e com um grande edema, mas foi antes de entrar no ônibus para vir pra minha cidade depois( ainda na universidade), mas como logo estava casa e já era de tardezinha não dei muita bola pois descansei bem e logo me recuoerei, mas dessa vez tive que ficar das 10 da manhã até 10:20 da noite na faculdade com dor e edema,uma colega disse que poderia ser mutuca pois esse inseto ja teria sido visto no local. Se for picada novamente o que devo fazer, usar o gelo foi correto ou não? obrigado pela atenção!!!

    ResponderExcluir
  40. Catiane: o uso do gelo dá alívio, mas o ideal é procurar um alergista para orientar não só o tratamento do momento, mas também orientar medidas preventivas. Caso more no Rio, estamos ao dispor na Policlínica RJ. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  41. Ola
    minha filha tem varias feridas pelo corpo por causa da pica de insetos ja procurei o medico que passou antibiotico pra 7 dias e um remedio pra ela tomar banho ela junto com as irmaes estao com esta alegia mas a de 4 anos e a que mas sofre estou fazendo tudo oque o medico mandou mas nao ta tudo iqual como eu faço pra trata ela com um alergista
    ja que o pediatra nao me deu o encaminhamento falou que usando este medicamento ia melhora mas ate agora fico sem dormi direito pois ela fica chorando a noite que cosa muito oque devo fazer?
    moro no rj

    ResponderExcluir
  42. Fátima: na rede pública, os seguintes hospitais oferecem atendimento para crianças alérgicas: Hospital Fernandes Figueira (Flamengo) Hospital Pedro Ernesto (Vila Isabel) Hospital São Zacharias (Botafogo) Hospital Servidores (Praça Mauá), Hospital Gafrée (Tijuca), entre outros. O nosso Serviço de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro fica no Centro e funciona de segunda a sexta de 8 às 15:30 horas. Informe-se pelo telefone: (21) 2210 2810.Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  43. no meu caso o local da picada fica inchado e coçando muito

    ResponderExcluir
  44. Em geral a reação pode se iniciar com edema (inchação) e coceira. É importante tratar para evitar que piore. Aconselho que procure um alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  45. Eu sofro com esse problema desde pequena hoje tenho 23 anos e tenho muitas manchas pelo corpo,ñ tinha noção de quantas pessoas sofria desse probema.é constrangedor pra nós que temos coisas simples como colocar biquini(é complicado)amei o blog e aprendi muito com os comentários,pq muitas vezes parece que só vc tem o problema.

    ResponderExcluir
  46. Muito obrigado por seu depoimento. Suas palavras são um incentivo ao nosso trabalho voluntário neste blog. Aproveito a oportunidade para convidá-la a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail

    ResponderExcluir
  47. Boa tarde espero que vcs possam me ajudar..
    entao eu tomei uma picada de alguma coisa !! nao sei o que foi porem nasceu uma bolinha, e quando fui tomar banho essa bolinha estorou e saiu um liquido.
    no dia seguinte quando acordei meu dedo estava totalmente inchado nao consigo dobrar ele e minha mao começou a inchar tambem quando fui tomar banho passei a mao do lado do dedo e saiu muito puz. fui no medico ele falo que foi uma picada mas nao falou do que e so falo para eu voltar la se nao melhorar em 3 dias ...
    o meu dedo doe muito e em volta da picada esta branco acho que é pus o que eu devo fazer? eu estoro e deixo o puz sair ? tem alguma coisa que ajuda um remedio ou alguma coisa caseira?
    Por favor ta doendo de mais !!

    ResponderExcluir
  48. A conduta mais adequada é retornar ao médico. O seu relato sugere que seja um processo infeccioso secundário à picada do inseto. Infelizmente não há como diagnosticar ou tratar sem examinar pessoalmente Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  49. Tenho 21 anos, sofro com minha alergia a insetos desde criança, sou alergico a todo tipo de insetos(pernilongo,formiga,borrachudo...) onde eles picam vira ferida e posterior cicatriz, onde as manchas da cicatrização permanecem e outras não. Através de um dermatologista, passo repelente OFF! desde os meus 12 anos, mas nunca tomei nada, meus braços, mãoes, pernas, costas e barrigas estão com muitas manchas, é constrangedor andar somente de camisa longa e calça 24hrs por dia. Eu sei que não tem cura, mas eu queria ter uma vida normal como todo mundo. Há alguma solução para o meu caso? O que eu faço agora? Muito obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir
  50. Manchas e cicatrizes das reações alérgicas à picadas de insetos podem ser tratadas e amenizadas com os modernos recursos de tratamento cosmiátrico dermatológico. Contudo, cada pessoa é única e por isso é essencial examinar sua pele para poder orientar de forma apropriada. Aconselho que peça ao seu dermatologista que indique a conduta para seu caso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  51. Gostaria de saber depois de quanto tempo tomando vacina insetos mix gama eu não vou ter mais sintomas nenhum ? sou alergica a picada de insetos ja estou tomando a vacina a 6 meses mais ainda quando o mosquito morde tenho coceira e faz ferida no local da picada!!sera que a vacina não esta funcionando ou ainda e cedo para,não ter sintomas mais nenhum?

    ResponderExcluir
  52. Não há um tempo padronizado de resposta à vacina pois são vários os fatores que influenciarão, como: gravidade e tipo da alergia, resposta individual, concentração e tipo do extrato utilizado, etc. Mas de qualquer modo, 6 meses ainda é um tempo curto de uso do tratamento com vacinas. O seu alergista poderá orientar de forma mais específica sobre seu caso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  53. meu filho tem 2 anoe e 5 meses e tem alergia a insetos com essa idade já pode fazer tratamento com vacinas

    ResponderExcluir
  54. Confirmando o diagnóstico e a indicação, é possível iniciar imunoterapia na idade do seu filho. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  55. tem com duvida, uma abelha me picou, tou com o braco vermelho e cossa muito, isso e normal?

    me ajudem parece que cada dia esta aumentando.

    ResponderExcluir
  56. Se os sintomas persistem e até estão se agravando com o passar do tempo após a picada de uma abelha, é recomendável procurar um alergiata para fazer o diagnóstico e indicar tratamento adequado. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  57. Anônimo4/4/12 16:31

    Ola, tenho 23 anos e moro no interior de pe, assim como tantos outros comentarios, tambem sofro com as picads de inseto, hoje não muito como antes porque fiz a imunoterapia por alguns anos e ate obtive resultado, em relação as manchas não, mas em relação as picadas. hoje em dia, minhas manchas e bem mais claras pq ja usei muitas pomadas mais queria te-la totalmmente limpas; qndo algum mosquito me morde nem chego a coçar 1º fica vermelho depois fica "marrom", queria saber pq isso acontece? mesmo sem coçar cria as manchas? e outra coisa interessante e que as manchas do meu rosto elas com o passar do tempo somem, pq as das pernas não somem? Sofro desde pequena e meu sonho e ter minhas pernas totalmente limpas....o que fazer??? não tenho tanta condiçoes assim de ir frequentemente no dermatologista. me ajudem!!!
    desde ja agradecida!!!

    ResponderExcluir
  58. As manchas na pele resultam dos episódios repetidos de alergia às picadas de inseto, coçadura, cicatrização e não são iguais em todas as pessoas. Por isso, para orientar um tratamento é essencial examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ, caso more no Rio de Janeiro. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  59. olá, moro em recife e gostaria de saber, se existe esse tratamento de vacina gratuito por aqui.

    ResponderExcluir
  60. Não conheço as condições de atendimento para alergia em Recife. Aconselho que se informe junto à Secretaria Municipal de Saúde. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  61. como e onde eu devo encontrar a vacina insetivac sl?

    ResponderExcluir
  62. Não sei informar onde poderá adquirir a vacina que refere. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  63. oi meu nome é cassia e eu saber se creme para clarear a pele pode ser usado para clarear essas manchas de picada de mosquito?obrigada desde ja.

    ResponderExcluir
  64. Cássia: cremes clareadores cutâneos não devem ser usados sem orientação médica pois podem provocar reações colaterais e agravar o problema. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  65. olá boa noite bom deixo contar minha historia olha desde pequena eu tenho alergia a um inseto daqui que se chama mourisca daqui de Aracaju-Sergipe como eu faço pra que elas não mordam qual creme eu devo usar repelente é ?

    ResponderExcluir
  66. Mayra: existem repelentes que podem ser aplicados na roupa protegendo sua pele, como é o caso do "exposis" Mas, é melhor perguntar ao su alergista se está adequado ao seu tipo de pele e à sua alergia. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  67. gostaria de saber se histamin é bom realmente,para picadas (dipropiona de betametasona)tira manchas de picada di maruim pois tenho muma alergia horrorosa ,não uso ropupas curtas ..com vergonha..nõa posso pagar para ir ao dermatologista....ma ajude por favor ,,....só choroooooo♥...bjs

    ResponderExcluir
  68. olá sou Edy tenho essa alergia a amruim ,bicho muito pequeno e contagioso,morde durante o dia e a noite não consigo dormir de tanto cosar.tomo HISTAMIN mais é mesmo que água,uso(dipropionato de betametesona),não tenho condições de ir ao demartologista, tenho vergonha das minhas pernas e braços ñ ~s "muitas"mais é o suficiente para ñ ter uma vida normal...choro muito me de uma dica para um remédio que me ajude a sair desta angustia......me ajude.,só choroooooo....obg

    ResponderExcluir
  69. Edy: compreendo sua dificuldade, mas não tenho condições para medicar sem examinar pessoalmente. Nosso blog obedece as normas do Conselho de Medicina: não é permitido prescrever pela internet, em especial numa alergia cutânea, sem a avaliação pessoal de cada paciente.Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  70. eu tambm tenho alergia de picada de enseto,
    eu tenho desde 12 nos agora eu tenho 26 anos faço tratamento no ALFREDO DA MATA mas nao vejo nenhuma melhora,cada vez aparece mas, eu nao sei mas o faço. as vez sinto vontade de morrer ke nao sei mas que faço para ficar melhor!eu moro no amazonas a onde tem muitos insetos.
    mi diz o que eu devo fazer?

    ResponderExcluir
  71. Não posso opinar sobre seu caso sem exminar pessoalmente. O tratamento com vacinas (imunoterapia) pode demorar e para julgar seria necessário também conhecer o tipo e a diluição que está em uso. Aconselho que exponha sua preocupação ao seu alergista: ele conhece seu histórico clínico e poderá orientar de forma apropriada. Lembro que o diálogo e a confiança que se desenvolvem entre o médico e seu paciente são a base para o sucesso de qualquer tratamento. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  72. gracielle13/9/12 14:19

    oi boa tarde! tenho uma sobrinha de 3 anos que sofre com picadas de mosquito fica horrivel a prna esta td cheia de marca eu ja tinha ouvido falar dessa vacina mais nao sei onde encontro . por favor me digam onde encontro essa vacina. obrigado!

    ResponderExcluir
  73. Gracielle: a vacina (imunoterapia) para alergia a insetos é feita pelo próprio alergista. O nosso Serviço oferece tratamento para este tipo de alergia. Ligue para (21) 2517 4206 ou 2210 2810, fale com a nossa secretária e informe-se sobre mais detalhes. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  74. Kathia Helaine29/10/12 19:05

    Meu filho tem 2 anos de idade,o médico indicou a vacina muncaouvi falar tenho medo das reações, gostaria de saber se e indicado nessa idade. Obrigada

    ResponderExcluir
  75. Kathia: uma criança de 2 anos pode fazer as vacinas (imunoterapia), que são seguras e muito eficazes no tratamento da alergia a insetos. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  76. Olá! Minha filha tem 4 anos e tem alergia a picadas. Ocorre que no ultimo verão acabou por coçar muito, arrancar as casquinhas e muitas mancbhinhas brancas aprareceram. Não sei diferenciar se as manchas são de arrancar a casca ou se são apenas o resultado das lesões. Já cicatrizpu tudo, mas ela ficou com um monte de manchinhas brancas (lisas) espalhadas pela perna. Queria saber se, com o tempo, isso sairá.

    ResponderExcluir
  77. É provável que as manchas amenizem com o tempo, mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente já que a forma de apresentação das manchas varia em cada pessoa. É aconselhável tratar sua filha com a vacina (imunoterapia) para evitar novas manchas. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar sua filha e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  78. Anônimo1/1/13 16:27

    Olá, meu nome é Jessica e tenho feridas nas pernas causadas por picadas de inseto, pior que isso acontece apenas no verão. Não consigo usar vestido, saia, bermuda por vergonha.
    Tem alguma pomada, algo que eu possa passar para tirar essas manchas?

    ResponderExcluir
  79. Jessica: manchas não são iguais em todas as pessoas. De acordo com seu tipo de pele e da intensidade da reação ocorrida, a pele pode apresentar manchas com maior ou menor acometimento cutâneo.Por isso, não há como prescrever uma medicação pela internet, sem examiná-la pessoalmente. Aconselho que procure um especialista para orientá-la.Agradecemos sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  80. oi gostria de saber se tem injeção de dose unica pra aplicar em crianças, pois a minha é pequena e sofre com as picadas de pernelongos, fica inchado e vermelho, aii ela coça e vira ferida.. se tiver alguma injeçao porfavor me deixe o nome...

    ResponderExcluir
  81. O tratamento com vacinas para alergia a insetos é demorada, não existindo em dose única. Contudo, crianças pequenas podem responder bem ao tratamento com a imunoterapia oral ou sublingual. É melhor procurar um alergista para que avalie seua filha e indique a conduta mais apropriada para seu caso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  82. Anônimo8/2/13 14:41

    Olá, tenho uma filha de 1 ano. Há 17 ela tomou medicamento para alergia a picada de inseto os primeiros não funcionaram, agota o médico passou outros medicamentos e também cefalexina, ela tá usando há 3 dias a nova medicação. Gostaria de saber em quanto tempo mais ou menos desaparecem as manchas? O rostinho dela depois da medicação tem ficado quente e vermelho.

    Att.
    Andiara

    ResponderExcluir
  83. Andiara: não há como fazer uma previsão do tempo de duração das lesões sem examinar pessoalmente. É preciso identificar o tipo da lesão, a gravidade e o grau de acometimento cutâneo. O médico que trata de sua filha é a pessoa mais apropriada para esclarecer sua dúvida, Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  84. Por favor, soccorram-me!
    O que fazer para tratar essas feridinhas causadas pelas picadas do famigerado MARUIM???? Já fui ao alergista, que por sinal, parecia mais leigo que eu! Aff...me passou uma fórmula manipulada de manteiga de karité+ glicerina+extrato de caracol+ uréia e + outras coisas que, simplesmente, não adiantaram NADA! Não aguento mais!! A coceira é insuportável, logo, não consigo ficar sem coçar e isso tá lesionando minha pele! Preciso de ajuda!!! :( Desde já, obrigada pela atenão.

    ResponderExcluir
  85. Keila: infelizmente não é possível orientar um tratamento pela internet, sem examiná-la pessoalmente para definir o tipo de lesão cutânea apresentada. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  86. qual a especialidade do medico que faz o tratamento com vacinas,para quem alergia a picada de insetos

    ResponderExcluir
  87. Cali: o médico alergista está capacitado a prescrever e preparar vacinas contra a alergia a picada de insetos.Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  88. boa tarde e que meu filho tem dois anos e desde dos 8 meses ele tem alergia a mosquito,fica muito inchado e vermelho,eu ainda nao o levei ao alergista eu o levo sempre ao pediatra, porem nada do que ele passa resolve o problema ja passaram varios antibioticos, antialergicos, antiflamatorio,pomadas e nao vejo resultado nenhum.
    ate bezetacil ele ja tomou.
    o que vcs me recomendam procurar um alergista???

    ResponderExcluir
  89. Sim. O médico alergista está capacitado a tratar a alergia a insetos apresentada por seu filho. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos

    ResponderExcluir
  90. Rayssa meu caso é igual o de vcs , tenho 17 anos e não uso short nem pra ficar dentro de casa, vou pro clube de calça e as pessoas riem, mas não tenho coragem de usar roupas curtas de dia por vergonha das minhas manchas. Já fiz tratamento qnd era mais novinha, desapareceu um bocado, mais está voltando e eu não lembro o nome do sabonete que eu usava.

    ResponderExcluir
  91. Vanessa: as manchas e cicatrizes das reações alérgicas à picadas de insetos podem ser tratadas e amenizadas com os modernos recursos de tratamento dermatológico aliado à técnicas de cosmiatria. Mas, é essencial examinar sua pele para poder orientar de forma apropriada. Aconselho que retome seu tratamento e peça ao médico que indique a conduta mais adequada para seu caso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  92. Olá!!! Boa tarde.
    Sou de São Luis Maranhão.
    Fui em um Rio no interior daqui á 2 dias e estou com várias picadas de um mosquito chamado Maruim e gostaria de saber se depois que sara se fica a mancha??? estou desesperada. Estou usando uma pomada e um sabonete. Me dê alguma dica do que posso fazer ?

    ResponderExcluir
  93. Laís: as reações leves decorrentes de picada de insetos em geral não deixam manchas. Contudo, devido ao meior acometimento cutâneos, as reações moderadas e graves podem ocasionar reações cicatriciais na pele. Aconselho que mantenha o tratamento orientado por seu alergista e peça que a oriente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  94. Boom eu sou a Giselly!
    Eu sofro muito com essas manchas na pele,as vezes na escola os meninos me chamam de curubenta,eu queria usar short e saia mais eu tenho muita vergonha,eu só uso calça jeans,só o q tem no meu guarda-roupas é calça jeans...meus amigos me perguntão pq eu não uso short ou saia mais eu tenho vergonha de dizer!pedi meu pai pra ele pagar o tratamento pra mim mais ele não tem condições o suficiente,queria que vcs me ajudasse...

    ResponderExcluir
  95. Giselly: gostaria de poder ajudá-la, mas infelizmente não é possível orientar um tratamento sem examinar sua pele pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  96. Oi meu nome e nayara sou alergica a pernilongos desde pequena, tenhos varias manchas escuras nas pernas horríveis mesmo e nao sei como tratar. Ja fui em um dermatologista mais a pomada que ele me receitou nao fez sucesso. ..queria saber o que eu faco pq morro de vergonha disso..nao uso shorts e nem saia..me ajudem ja fiz de tudo

    ResponderExcluir
  97. Nayara: infelizmente não posso ajudá-la pela internet. Para orientar sobre as manchas é essencial examinar pessoalmente. Vários fatores influenciarão na decisão da escolha do tratamento, como por exemplo o tipo da mancha, o grau de acometimento da sua pele, idade, condições clínicas, etc. Estamos ao seu dispor na Policlinica Geral RJ. Obrigado pela visita ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  98. como muitos ,tambem tenho alergia muito severa com um inseto em particular chamado de maruim.essa alergia me deixou com as pernas e braços muito manchados a uns 17 anos.tenho 35 anos e me envergonho muito .ja li varios comentarios quanto ao tratamento porem gostaria de saber se voces podem me indicar algum centro de tratamento, que cuide das manchas e d alergia como um todo muito obrigado pela atenção desde já. meu nome é valquiria

    ResponderExcluir
  99. Valquíria: o tratamento das manchas é orientado em centros de dermatologia e existem modernas técnicas a laser muito eficazes. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  100. oi sou alergica a picada de pernilongo ja faz 1 ano tenho 21 anos ,e fui a dermatologista e ela me passou para mim tomar antialergico e passar pomada que contem corticoide e tomar corticoide via oral durante 5 dias, no comeco eu melhorei mas agora voltaram tudo de novo minhas pernas estao todas manchadas eu nao aguento mais tenho vergonha de sair eu gostaria muito que voces me ajudasse pois nao sei mas o que fazer na minha cidade nem tem dermatologista fui numa cidade vizinha e passei por duas dermatologistas e elas me passaram esses mesmo tratamento e so no comeco houve melhora e esta tudo de novo cocando e cocando e terrivel coca de mais por favor me ajudem eu gostaria de saber qual e a vacina que posso tomar para melhorar a reacao alergica.

    ResponderExcluir
  101. O tratamento de alergia a picada de inseto é importante manter-se longe dos insetos, usar medicações nas crise e fazer o tratamento com as vacinas (imunoterapia), que é a única forma de se mudar a evolução natural da doença.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  102. Olá
    Não sei se este blog ainda esta ativo, por que as perguntas são bem antigas aqui. Me encontro em uma situação bem semelhante a muitos relatos aqui e pior, sem um medico especialista para passar. Os medicos que tenho ido,me receitam "pomadinhas" que não servem de nada. Sei que meu caso é bem mais serio, pois tenho muitas picadas pelo corpo mesmo com repelentes e tenho tido febre e inhaços. Meu pedido é uma indicação de uma especialista de picadas de pernilongos e "seus" parentes como muriçocas. Eu tenho manchas e feridas que estão me impedindo de ter uma vida social e minha autoestima está mais que abalada, pois já fiz de tudo que me indicaram e o caso só piora. Serei grata por qualquer ajuda. Sou do interior do Estado De SP.

    ResponderExcluir
  103. Anônimo8/4/14 14:57

    ola meu filho tem 1ano e 9 meses e as perninhas dele esta inchada dura e meia vermelha tem uma feridinha bem no meio ja levei ele no medico dei os remedios certinhos e nada de melhora e o medico nao falou oque pode ser e ele esta cheio de mordidas pelo corpo me ajudem obg...

    ResponderExcluir
  104. Adri Hannah: para localizar um médico especialista em Alergia em sua cidade, sugiro que procure no site da ASBAI: www.sbai.org.br no setor público: “Localize um especialista”. Basta digitar o nome do Estado, da cidade e abrirá uma lista com os nomes dos alergistas na localidade desejada. O tratamento com as vacinas (imunoterapia) é capaz de controlar a alergia a picada de insetos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  105. Em alguns casos as picadas de inseto podem demorar alguns dias para desaparecerem, porém é fundamental nova avaliação médica caso os sintomas ainda estejam te preocupando.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  106. Olá , bom dia! Meu filho tem 8 anos e decidi iniciar um tratamento com vacinas para alergia a picada de insetos.Um profissional me indicou a vacina sublingual e outro a injetável ( subcutanea). Embora a primeira seja mais facilmente toleravel pela criança, acredito que não teria problemas em administrar a injetavel no meu filho, mas gostaria de saber se ela é mais eficaz. Grata.

    ResponderExcluir
  107. Ambas as vacinas tem comprovação cientificas de sua eficiência. A decisão de qual é mais indicada deverá ser feita em conjunto entre o médico e a família.

    ResponderExcluir
  108. Meu filho quando é picado por formigas fica com bolhas vermelhas e depois essas bolhas criam água,depois estouram e viram feridinhas.Isso é sintoma de alergia a picadas de formigas ou não?

    ResponderExcluir
  109. O seu relato sugere que seu filho possa ter alergia a picada de insetos. Mas, não é possível fazer diagnóstico pela internet. É preciso examiná-lo pessoalmente Aconselho que procure atendimento com médico(a) alergista. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  110. Ola doutor, vejo que essa sua matéria foi Publicada em 2006, em alguns comentários O Dr afirma que é muito difícil tira manchas de picada de inseto da pele, principalmente Quando se tem as manchas desde Criança...

    Dr, "As lesões cicatriciais do estrófulo tendem a acometer camadas profundas da pele resultando em marcas na pele de difícil resolução".

    To comentando esse comentário nessa data: "31/12/2014"
    Falta um dia para 2015, esses anos todo você acha que a dermatologia já avançou em tratamento de manchas de picada de inseto? Mesmo se as manchas forem desde a infância?

    Eu não acredito que Hoje em dia não tenha Tratamentos para essas manchas......

    ResponderExcluir
  111. Maria Lima: hoje a medicina dispõe de técnicas apuradas para resolução de manchas, utilizando laser, produtos, etc. Contudo, volto a insistir que manchas não são iguais, mesmo tendo a mesma causa (no caso, a alergia a picada de insetos). Cada pessoa é unica e têm características cutâneas próprias e individuais.Por isso, não é possível fazer uma resposta genérica pela internet, que sirva para todos! É essencial examinar pessoalmente para opinar com segurança. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  112. Onde comprar vacina para picada inseto e o seu preco qual e?Grata Flaviana

    ResponderExcluir
  113. Flaviana: a vacina é preparada pelo próprio alergista. O preço varia de acordo com o tipo, concentração e com o material utilizado no preparo. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  114. Oie!
    tbm sofro de manchas em minhas pernas , moro de vergonha quando uso Algum vestidinho.. ou uma saia Pós eu mim sinto super feia. as vezes.. saio com meu namorado eu sempre procuro, roupas que não mostree muito minhas pernas.. apesa que sou alta de mas , e dés de pequena sofro de Alergia , mas tenho uma pergunta.. eu tenho uma tia que ela mandou minha mãe ir em uma farmacia saber se lá fás formula , para mim usar como pomada .. para tira as manchas em minha perna .. quando eu era menor os medicos falava que não tinha como sai.. mas dps de alguns tempo fui crescendo e elas foram ficando ,, mas claras, mas menos assim e não gosto delas :/ tenho 15 anos e será que isso e verdade?? Formula feita por farmacêutico , como pomada ela saii ??

    ResponderExcluir
  115. Olá Kerollayny, boa noite. As lesões residuais às picadas de insetos ocorrem em decorrência do próprio processo inflamatório gerado pela picada, mas, principalmente, pela coçadura local e exposição solar. Procure um médico(a) alergista para que você possa tratá-las, para não ocorrerem novas lesões e não haver perpetuação das já existentes. Ele(a) saberá orientar-lhe sobre a necessidade da avaliação de um(a) dermatologista para tratar eventuais cicatrizes. Não use medicações sem a prescrição médica. O resultado pode ser desastroso. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  116. Boa noite! tenho uma filha de 3 anos e 9 meses que sofre com essas picadas de insetos, além disso ela tem dermatite atópica e dermatite seborreica e também reniti alérgica. Já não sei mais a quem recorrer. Passei por vários dermatologistas e todos falam que é o mesmo problema porém até agora não resolveu o problema, principalmente das picadas de insetos. Já passei também pela alergologista fiz o exame de IgE que por sinal deu altíssimo o resultado (240,0 UI/ml), sendo que pra idade dela é 60,0 UI/ml. Mesmo com esses resultados a médica não quis passar a vacina contra os insetos e os dermatologistas também não passaram, porque segundo eles somente a alergologista pode passar. E agora o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  117. Ana Paula19/3/15 10:09

    Bom dia,

    Minha filha tem 2 anos e foi constatada a alergia a formiga. Ela já teve celulite 3 vezes e ficou internada.. como solução a alergista disse que ela precisa fazer a vacina, mais tem riscos que me assustaram um pouco e no particular a vacina ficou muito cara.
    Na policlínica vocês fazem essa vacina? Eu moro em um ambiente com muitas formigas e preciso começar o tratamento o quanto antes.

    ResponderExcluir
  118. A indicação do uso da imunoterapia (vacina para alergia) é definida pela avaliação clínica da criança, incluindo a anamnese (dados de sua história) exame físico e testes alérgicos. Por isso, não há como opinar sobre o caso de sua filha pela internet, baseado apenas nos dados enviados. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para atendê-lo(a) no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  119. Boa tarde, Ana Paula. A imunoterapia ( vacina ) para insetos requer alguns cuidados especiais sim. Na Policlínica realizamos este tratamento sim, e a nossa equipe médica está ao seu dispor para atendê-la no ambulatório para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  120. Anônimo3/4/15 19:01

    oi meu nome e andreza, conheci hj esse cite tenho 16 anos e tbm sofro com alergia de picadas de insetos. pois procura na net desesperada maneiras de acabar com manhas na pele causadas pela alergia, assim q comecei a ler os comentaris me indentifiquei bastante com eles, fiquei feliz em saber q n era a unica no mundo com isso e q podia ter tratamento, mais ao msm tempo mt triste pq sei como e ruim ter alergia marcas e manchas na pele e o quanto destroi a auto estima da pessoa, desde criança tenho alergia e manchas orriveis na pele,quando criaça nem ligava mt p isso. depois q veio a adolescencia q as coisas começaram a pesar, pq sempre via minhas amigas de saia, short, vestidos e etc.. e tinha vontade de colocar tbm mais tinha mt vergonha das manchas e ainda tenho vergonha pois nenhuma das minhas amigas tinha manchas entao sempre me exclui, chegou uma epoca q nem mais blusas de calor davam p usar pq todo o braço tbm tava manchado, perdi muitas coisas na vida por causa disso, jah nao saia mais e se tinha q sair soh se for com blusa de friu p poder esconder todas as manchas orriveios, isso sempre me deixou mt triste e depressiva pq sempre q olhava pro lado nunca vi ninguem q passasse pelo msm problema sempre me vi sozinha, chorava todas as noites soh desejando ser normal algumas vezez morrer. sempre me achei diferente das outras pessoas, q todos eram melhores q eu.
    hj em dia ainda tenho manchas mais consegui me restabelecer e decidi em vez de ter pena do meu estado lutar contra ele, procurar me livrar do problema e das manchas q tanto me machucarram, procuro sair nao uso saias ainda mas nao deixo de sair no calor, sempre uso uma basesinha p disfarçar ao maximo as manchas, e poder sair , nao me ofendo mais quando perguntam pq tenho mancha soh digo alergia e pronto, namoro e soh quero ser feliz com ou sem manchas, nao quero nunca mais deixar nada mpedir de sorrir sair outer uma vida normal
    nao tenho nenhuma pergunta mais queria deixar o meu desabafo epra dar forças p quem talvez passe pelo msm problema

    ResponderExcluir
  121. Andreza: muito obrigado por seu depoimento. Você tocou num ponto importante e bem destacado em outros depoimentos, que é a cicatriz deixada pelas reações de alergia a picada de insetos e das consequências diretas e indiretas em cada pessoa. É importante para conscientizar os pais de que vale a pena tratar o mais cedo possível, para evitar tais consequências no futuro. É mesmo difícil enfrentar dificuldades na autoimagem na infância e juventude e a solidão. Mas, é importante superar. Em alguns casos, é necessária ajuda profissional, sendo a psicologia uma grande aliada. Além disso, ressalto que hoje os modernos tratamentos dermatológicos aliado aos recursos da cosmiatria podem ajudar muito na correção das marcas. Não desanime! Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  122. Qual o nome da vacina pra picada de inseto??

    ResponderExcluir
  123. Glauciani: a vacina (imunoterapia específica) para alergia a picada de inseto é preparada pelo(a) próprio(a) alergista e não é vendida em farmácias. Não tem um nome comercia. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  124. Bom dia,
    Meu filho tem 1 ano e 8 meses e começou a imunoterapia com vacina sublingual faz um mês. Antes da vacina ele sufriande estofulo, mas agora tomando o remédio as mordidas de mosquito inflaman, a parte do corpo onde foi mordido incha fica vermelho e até quente saindo um líquido transparente. Ele vai consultar em dezembro, queria saber se è normal o deveria procurar o médico antes da data marcada. Obrigada

    ResponderExcluir
  125. Ola! Tenho 17 anos.
    Sofro De alergia desde pequena e tenho manchas nn muito escura na pernas Já usei cicatricure gel e não serviu pra nada Só clariou um pouco então quando uso vestido corro pra uma meia calça da cor da pele.
    O que devo fazer ?
    Alguem mim ajuda

    ResponderExcluir
  126. Leonardo: o seurelato sugere que ocorreu piora com o uso da vacina *imunoterapia), o que não é uma reação habitual ao tratamento. Aconselho que entre em contato com o médico que trata do seu filho e peça que oriente a conduta adequada para este caso. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  127. Manchas não são todas iguais. É preciso examinar para avaliar o tratamento em cada caso. Hoje existem modernas técnicas dermatológicas e utilizando laser, que são muito eficazes. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  128. Já fiquei inchado por picadas de insetos e por trabalhar alguns dias na área rural, estaria mais exposto. Passei a tomar meio Fenergan à noite para ter anti-histamínico como elemento protetor para o dia seguinte. Isto adianta mesmo como medida preventiva?Sou extremamente alérgico.

    ResponderExcluir
  129. Rodrigo: não há comprovação da eficácia em evitar a reação alérgica com uso de um antialérgico prévio à picada de insetos. Recomendo que procure atendimento com alergista na forma de uma consulta tradicional para receber uma orientação adequada e segura. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  130. Eu usei pomada Hidroquinona por oito dias pra tirar manchas de picada de pernilongo da minha perna,mas me deu muita alergia,nasceram bolhas e minha perna ficou toda vermelha,piorou muito😒

    ResponderExcluir
  131. Cecy: é preciso ter muita cautela no tratamento de manchas pois cada pessoa tem uma reação individual aos medicamentos. Recomendo acompenhamento médico. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  132. Boa noite sou alérgica a algo ns insetos como borrachudo...morisoca...formigas...e a uma semana fui picada por um inseto desconhecido creio que uma vespa...o local ficou bem vermelho e foi aumentando fui ao hospital e medicada com 2 injeções uma fernegan intra muscular e outra na veia de corticoide...e complementando com Alegra 1 comprimido ao dia...3 dias depois sem perceber melhora fui novamente tomei mais uma vez a injeção de fernegan...continuar com o Alegra mais comprimido de predsilona e pomada Dexametasona porém não percebo melhora o que devo fazer?
    Hoje existe tratamento através de vacinas para tratar e prevenir esse tipo de alergias?

    ResponderExcluir
  133. Sim, existe uma vacina para a alergia a insetos. Recomendo que procure um(a) especialista em Alergia. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  134. Olá! Sofro muito com manchas na pele.
    Qual o médico aqui em salvador que vocês indicam ? Quero urgente acabar com esse sofrimento. Grata.

    ResponderExcluir
  135. Não conheço sua cidade. Para localizar os(as) médicos(as) portadores de título de especialista em Alergia, procure no site da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia ou entre em contato com a regional da Bahia. As informações e contatos estão no site: www.sbai.org.br Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  136. Olá gostei muito de ter encontrado esse blog,pois nos comentários vejo o meu dia a dia,e assim também como observei nas respostas é que precisamos ir nessa clinica que fica no Rio ou procurar onde a encontramos em outro estado.Mas o que vim pedir é que através desses depoimentos criei um blog que visa trocar experiências e até mesmo desabafar pois como li num comentário acima,quem sofre de algo desse tipo tende a ter baixa auto-estima com isso se sente isolado,depressivo,enfim precisa conhecer outras pessoas que passam pelo mesmo problema afim de se ajudarem . Bem espero vocês lá : http://manchasnaspernasalergia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  137. Quanto tempo leva para o estrofulo melhorar? E qual a melhor forma de tratamento?

    ResponderExcluir
  138. O tempo de melhora depende do tipo e da gravidade das lesões. O tratamento do estrófulo deve ser feito com vacinas específicas formuladas pelo(a) médico(a) especialista em Alergia. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  139. Olá! Sempre me virei com relação as picadas de insetos, especialmente Maruim, Muriçoca não tenho reação, mas a do primeiro sim e fortíssima. Viram calombos enormes que depois secam como feridinhas, como consigo me controlar na conceira não tenho marcas disso, mas é muito chato ficar o tempo todo se contendo e preocupado com isso para não coçar.

    Agora me mudei para uma nova residência que é perto de uma mata e esses malditos insetos infestam o lugar e já estou com a perna e outros membros bastante machucados por conta das picadas.

    Eu não queria viver dependente de repelente e gostaria de saber se existe um tratamento definitivo para que meu organismo não reaja mais de forma tão drástica a esse tipo de contato. Posso ter esperança? As vacinas conseguem resolver isso?

    ResponderExcluir
  140. Bill: Boa noite. O primeiro passo é definir se a reação que descreve tem causa alérgica (imunológica). Só assim será possível afirmar se está indicada a imunoterapia específica com alérgenos. Sugiro que procure um(a)alergista para orientar de forma adequada e segura. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  141. Eu também tenho alergia a mosquitos deis de criança mais quando minha mae me levava no posto eu ficava boa logo Mais agora que 17 ano e já faz 1 ano que tou com as pernas com firida e manchas escura morro de vergonha de sair de casa por conta disse , já fui por médico de pele me passou remédio mais não vi melhora ainda consta muito e eu não resisto ai eu cosso sem.querê . Queria tomah engersao que eu ficasse boa logo fico com chateada quando olho pra minhas pernas

    ResponderExcluir
  142. Existe um tratamento com vacinas para a alergia à picada de mosquito. Mas, é preciso definir se é mesmo seu caso. Só assim será possível afirmar se está indicada esta vacina para seu caso. Sugiro que procure um(a)alergista em sua cidade para orientar de forma adequada e segura. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  143. Olá, meu nome é Raissa, e eu achei muito interessante o que muitos falaram, é exatamente como eu me sinto, eu tenho vergonha de mim mesma, só uso calça porque muitas pessoas olham estranho pras minhas pernas por serem manchadas, sem falar que quando eu era criança eu tinha apelidos horrorosos.
    Eu queria alguma receita pras manchas se alguém souber de alguma por favor me responda.

    ResponderExcluir
  144. Raíssa Boa tarde. As manchas derivadas da alergia a picada de insetos não são iguais em todas as pessoas. De acordo com seu tipo de pele e da intensidade da reação ocorrida, a pele pode apresentar manchas com maior ou menor acometimento cutâneo. Por isso, não há como prescrever uma medicação pela internet, sem examiná-la pessoalmente. Aconselho que procure um especialista para orientá-la. Agradecemos sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  145. Muito bom este blog, acabei de descobrir o que minha filha tem. Amanhã irei telefonar.muito obrigada

    ResponderExcluir
  146. Olá, gostaria de saber qual a vacina devo tomar para ir viajar em um ambiente com muitos insetos, é que eu sou alérgico as picadas? Obrigado desde ja.

    ResponderExcluir
  147. Bom dia. A imunoterapia para tratamento da alergia a picada de insetos (vacina para alergia) não é feita em dose unica Trata-se de um tratamento a longo prazo. Aconselho que procure um(a) alergista para orientar e esclarecer suas dúvidas.
    Para localizar os médicos portadores de título de especialista em Alergia em sua cidade, sugiro que acesse o site da ASBAI: www.sbai.org.br Procure a aba onde está escrito: "Público" e depois clique em “Localize um especialista”. Abrirá um campo para preencher os dados: clique no Estado desejado (UF) e depois escolha a cidade. Ao final, clique em "Enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  148. Sheirlle Correia de Souza Maciel1/5/17 18:51

    Oi, boa noite, desde 2015, venho sofrendo com picadas de insetos eu não intendo o motivo porque me perseguem, achei formigas minusculas e voadoras grudadas na minha perna e aí começou o pesadelo, então resolvi me mudar achando que era do local, então começou o pesadelo na outra casa percebi que eu atraio mosquitos, só eu, minha filha de 7 anos e meu marido não sentem nada, eu me mudei em 01 abril de 2017 e continua o problema, moro no 13 andar ou seja no último e entra maruins e sinto as mordidas vejo os mosquitos mato são como pulgas, vcs podem me ajudar indicando um remédio? De repente é meu sangue, tem explicação? Procurar ver. Sobre imunidade seria uma solução?

    ResponderExcluir
  149. Bom dia, sofro com a alergia a muito tempo, não sei precisar desde quando, herdei esta doença da minha mãe, por muitos anos não pude me tratar adequadamente e com o passar dos anos, a alergia foi piorando, (perfume, fumaça, ácaro, pelo de animais e picadas de inseto, principalmente o mosquito), o primeiro tratamento teria que tomar uma vacina por mês, mas tive que interromper, pois a clínica agiu de má fé e após as primeiras doses da vacina me cobrou valores que não foram acordados, por isso, procurei um outro alergista e com ele o tratamento de vacina funcionava da seguinte maneira: a cada 5 dias tomar uma vacina, depois passaria pra 7, depois 10 e o prazo iria aumentando conforme minha melhora, porém eu que tinha que me virar para tomar vacinas e como aqui no Rio, quase nenhuma farmácia aplicava mais e com o tempo curto, devido a faculdade e trabalho, novamente abandonei o tratamento, ficou inviável, não sei se após esses ocorridos tive melhora ou piora, sei que devido a crises de alergias constante, questões de trabalho e psicológica, eu entrei em depressão,o que parece ter agravado ainda mais a situação, tentei um novo tratamento alérgico, em que eu tomava vacina a cada dois meses, cheguei a tomar oito doses, mais de um ano, não sei se pela depressão ou pelo tempo entre as doses, não senti melhora nenhuma e mais uma vez abandonei o tratamento, como não aguento mais a depressão procurei lugares para me internar e achei um, que cuida da saúde física e mental, só que a clínica fica em vargem pequena, uma região repleta de mata e com muitos mosquitos, não sei o que fazer, já que na minha atual situação mosquitos comuns já tem deixado aqueles caroços, que coçam e marcam, imagina um lugar com borrachudos. Tem alguma coisa que possa fazer pra minimizar bastante este problema, enquanto estiver internada, pois acho que o tratamento alérgico só vai funcionar quando eu me livra da depressão. Pensei na vitamina B12, mas li que é só mito, o que posso fazer pra amenizar o problema, já que os repelentes com cheiros fortes de citronela atacam minha rinite, tem algo que possa fazer.

    ResponderExcluir
  150. Bom dia. O tratamento da alergia a picada de insetos vai desde medidas simples, porém fundamentais, como: telas em janelas, dedetização, passando por repelentes (neste caso recomendam-se os derivados da Icaridina, encontrados para venda em farmácias e drogarias. A imunoterapia (vacina) utiliza veneno de inseto e induz a criação de anticorpos capazes de bloquear a ação e controlando a alergia. Como medidas preventivas, recomendamos:
    • Usar telas nas janelas e portas.
    • Evitar andar descalço fora de casa.
    • Usar repelentes todos os dias
    • Evitar uso de perfumes, loções ou óleos perfumados.
    • Evitar roupas com cores vivas e brilhantes. Cores em tons de azul, verde ou branco, atraem menos os insetos.
    • Preferir calças compridas
    • Não deixar restos de comida ou lixo descoberto
    Peça ao seu alergista para orientar uma pomada que possa ser aplicada nas picadas de inseto.
    Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  151. Anônimo1/6/17 10:34

    Olá Gente Tenho 14 Anos e sofro muito com esse problema, moro na paraíba, desde de pequena sofro muito com isso.. moro perto de terrenos abandonados onde existem muitos mosquitos por isso passo o dia todo de calça mas mesmo assim nao resolve.. onde eles me picam coça muito e sai um liquido transparente.. depois vira uma pereba, ja usei varios repelentes.. mas n adianta, min has pernas e pés são cheias de picadas horriveis junto com manchas as pernas todas.. tenho muita vergonha de sair na rua ..

    ResponderExcluir
  152. Boa noite. O primeiro passo é definir se a reação que descreve é mesmo uma alergia a picada de insetos. Mas, para isso é essencial examinar você pessoalmente. Sugiro que procure um(a)alergista para orientar de forma adequada e segura. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno